ABREFEN participa de nova edição do CBPM Convida

O uso dos remineralizadores de solo – REM vem ganhando espaço no cenário nacional como insumo importante na transição para uma agricultura mais sustentável. Debates e palestras que promovem estes insumos têm se tornado frequentes quando a pauta é inovar na busca por produção agrícola mais eficiente.

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), realizou no último dia 25 de agosto, mais uma edição do programa CBPM Convida, cujo tema da edição foi “Resíduos da Mineração – Os remineralizadores na Prática”. A ABREFEN, a convite da CBPM, esteve presente no evento para mostrar na prática, em quais circunstâncias os resíduos ou rejeitos de mineração podem ser utilizados como matéria prima para a produção de REM. Frederico Bernardez, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais – ABREFEN, que palestrou no evento, deixou claro que o aproveitamento desses materiais representa uma grande oportunidade para os setores mineral e agrícola da Bahia, porém deve-se observar o quanto disposto na Lei 12.890/2013 e nas instruções normativas IN 5 e 6 de 2016 publicadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA que definiu critérios claros para registro, garantias mínimas, comercialização e fiscalização dos REM. “Um dos aspectos, por exemplo, que deve ser observado é se o material que pretende-se aproveitar sofreu somente transformações por processos mecânicos. Caso tenha passado por algum processo químico, por exemplo, já não serve para produção de REM” – ressalva Bernardez

Os REM são importantes insumos para uma agricultura sustentável e resiliente, pois promovem o desenvolvimento regional do agronegócio e da mineração. No evento foram apresentados casos de sucesso de alguns produtores que utilizam REM estado da Bahia, demonstrando excelentes resultados agronômicos com a utilização desses insumos no manejo.

O Presidente destacou a importância da nova edição do CBPM Convida sobre o tema de tamanha pertinência social e ambiental, o que coloca a sociedade a par da relevância do uso dos remineralizadores, levando em consideração a conservação do meio ambiente e as potencialidades econômicas. “A participação da ABREFEN foi muito complementar às outras apresentações técnicas dos profissionais que participaram do evento, que abriu portas para novas oportunidades que irão surgir no estado da Bahia e das possíveis parcerias com a ABREFEN para o desenvolvimento do setor no Estado”.

Com objetivo de ampliar as discussões sobre as propriedades e benefícios dos REM na agricultura, o evento contou com a presença de pesquisadores, professores, alunos e representantes do setor de mineração. A edição do CBPM Convida aconteceu no auditório da instituição e foi transmitido ao vivo pelo YouTube com grande número de visualizações e interações do público.

 

Para conferir a edição na íntegra, clique aqui.