DIRETORIA/CONSELHO

DIRETORIA
ABREFEN

Frederico Fernandes G. Bernardez

Diretor Presidente

Welington Anibal Dal Bem

Diretor Vice-presidente

Fernando Hiroshi Moriya

Diretor

Vitor de Araújo Almeida

Diretor

Janete Chaves Dellabeta Curtis

Diretor

Valter Cano

Diretor

Tiago Junqueira Pereira

Diretor

CONSELHO
TÉCNICO

Presidente

Éder de Souza Martins

Possui graduação (1987), mestrado (1991) e doutorado (1999) em Geologia pela Universidade de Brasília (1987). Pesquisador A da Embrapa Cerrados desde 1997 e professor e orientador de pós-graduação em Geografia e Ciências Ambientais na UnB. Trabalha nos campos de pesquisa sobre Fisiologia da Paisagem, Agrominerais Regionais e Zoneamento Agrogeológico. Publicou mais de 150 artigos completos em periódicos científicos, organizou três livros e participou em 25 capítulos de livro. Participou na organização de eventos na área de solos e nas três edições do Congresso Brasileiro de Rochagem, em 1999, 2013 e 2016. Coordenou cinco projetos sobre caracterização de agrominerais silicáticos, desde 1999. Orientou 10 dissertações de mestrado e 6 teses de doutorado.

Vice-Presidente

Suzi Maria de Córdova Huff Theodoro

Suzi Huff Theodoro, Geóloga, Mestre em Geologia Econômica (1995), Doutorado em Desenvolvimento Sustentável (2000) e Pós-Doutorado em Conflitos Socioambientais (2004). Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, da Universidade de Brasília. Geóloga aposentada da Petrobras. Pesquisadora do tema da Rochagem desde 1997. Publicou mais de 100 artigos científicos em jornais, revistas e congressos nacionais e internacionais. Principais tópicos de pesquisa: Remineralizadores de solo, Agrogeologia, Conflitos Minerais em Terras Indígenas e Feminismo.

Conselheiro

Carlos Eduardo Pellegrino Cerri

É professor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP), onde ministra cursos de graduação e pós-graduação. Trabalhou três anos para um projeto internacional financiado pelo Global Environment Facility, parte do United Nations Environment Programme. Grande parte de seus estudos foi realizado na Amazônia (incluindo sua tese de doutorado e pesquisas de pós-doutorado relacionadas às mudanças no uso da terra na Amazônia). Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas à dinâmica da matéria orgânica do solo em regiões tropicais, estoques de carbono no solo, emissões de gases de efeito estufa na agricultura, modelagem matemática aplicada à ciência do solo, variabilidade espacial das propriedades do solo e mudanças climáticas globais. Ele é conselheiro de várias fundações e organizações nacionais e internacionais, bem como de governos nacionais. Possui 1 livro editado, 37 capítulos de livros e mais de 200 artigos científicos. Ele é membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, e participa da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, International Humic Substances Society, Soil Science Society of America, American Society of Agronomy e Crop Science Society of America.

Conselheiro

Carlos Alexandre Costa Crusciol

Possui Graduação em Agronomia (1992) pela Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Ilha Solteira, Mestrado (1995) e Doutorado (1998) em Agronomia (Agricultura), e Livre-Docência (2001) pela Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP de Botucatu (FCA/UNESP), além de Pós-Doutorado pela Universidade da Florida (2011/2012). Foi Diretor da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF). Foi por duas oportunidade Coordenador do Programa de Pós-Graduação (FCA/UNESP) em Agronomia-Agricultura (Triênio: 2007-2009 e Quadriênio: 2013-2016) e Chefe do Departamento de Produção e Melhoramento Vegetal (Triênio: 2017-2019). Já orientou 26 alunos em nível de mestrado e 30 em nível doutorado. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2000. Atualmente é Professor Titular (desde 2010) da FCA/UNESP de Botucatu, Membro do Conselho Editorial da European Journal of Agronomy (Revista oficial da Sociedade Europeia de Agronomia) e Membro do Integrated Crop-Livestock Systems Network of the GRA Croplands Research Group (USDA/USA). Tem experiência na área de Agricultura, com ênfase em sistemas de produção agrícola, manejo da fertilidade do solo, nutrição de plantas e fisiologia vegetal aplicada, atuando em culturas graníferas anuais e na cultura da cana-de-açúcar.

Conselheiro

Diego Silva Siqueira

Graduado e Pós-graduado em Geofísica aplicada à ciências agrárias e ambientais, modelagem matemática, agricultura digital e gestão da pesquisa e desenvolvimento. Atualmente é professor na UNESP no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo e professor no SolloAgro-ESALq USP, em Agricultura Digital. É Diretor Executivo na Quanticum – Tecnologia em Análises e Mapeamento. Publicou mais de 80 artigos em revistas científicas de impacto internacional no tema de solos, sensores e indicadores ambientais.

Conselheiro

Augusto Vaghetti Luchese

Engenheiro Agrônomo, Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Solos e Nutrição Mineral de Plantas. É professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná, UFPR, Setor Palotina desde 2014. Tem como principais linhas de pesquisa o uso de resíduos agrícolas e industriais na agricultura, inicialmente com o uso de resíduos orgânicos e atualmente com projetos de pesquisa focados no uso de remineralizadores de solo e suas associações no manejo de culturas de interesse agrícola.

Conselheiro

Marco Antonio Baldoni

Graduado em Engenharia Agronômica e pós-graduado em “Cafeicultura Empresarial: Produção e Qualidade” e especialista em Agricultura Biodinâmica e em Homeopatia Na Agricultura.