Representantes da ABREFEN participam de reunião no MAPA

Membros da Diretoria e Conselho Técnico da ABREFEN se reuniram recentemente na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para falar sobre o setor de Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais e tratar de ações conjuntas para o próximo ano.

A agenda da ABREFEN no MAPA foi dividida em dois importantes momentos. No primeiro, o presidente, Frederico Bernardez, o vice-presidente, Welington Dal Bem e o presidente do Conselho Técnico, Éder Martins, se encontraram com o Coordenador de Fertilizantes, Inoculantes e Corretivos do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa da Agropecuária, Henrique Bley, e o Chefe de Divisão de Suporte à Gestão do MAPA, Hideraldo José Coelho.

Na oportunidade os representantes da entidade apresentaram resultados de uma pesquisa realizada sobre o setor de Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais que foi enviado, também, ao Ministério das Minas e Energia (MME) e ao Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (CONFERT). No encontro a ABREFEN reforçou a importância da proximidade entre a entidade e os órgãos de governo, bem como a importância da colaboração mútua para incremento dos processos de desenvolvimento e fiscalização do setor. Como resultado da agenda, foi definido um calendário para o próximo ano, indicando objetivos e metas para o diagnóstico do setor de REM e FN no Brasil.

Na segunda reunião do dia, o grupo foi recebido pelo Conselheiro do MAPA, Luiz Eduardo Rangel. Neste momento foram apresentados os dados enviados ao CONFERT e os participantes discutiram sobre o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) e ações necessárias para atendimento às demandas do setor de REM e FN já contempladas no Plano. Foram discutidos também assuntos que englobam toda a Cadeia Emergente, como sustentabilidade, meio ambiente, soberania nacional, segurança alimentar e o déficit de fertilizantes.

A participação da ABREFEN nas discussões sobre o PNF, por meio do GT do CONFERT, confirma a representatividade da Associação junto aos órgãos de governo e sua importância no debate público sobre o futuro do agronegócio brasileiro. Para Frederico Bernardez, a reunião foi essencial para estreitar os laços entre os Ministérios visando à colaboração mútua em prol dos objetivos para os próximos anos.