PNF – Governo lança Plano Nacional de Fertilizantes

Remineralizadores de Solo estão contemplados no documento

Em março o governo federal lançou o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) formalizado pelo Decreto 10.99, que institui, também, o Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas, órgão consultivo e deliberativo que coordena e acompanha a implementação do Plano Nacional de Fertilizantes.

Com o PNF o governo pretende estabelecer medidas para o planejamento do setor de fertilizantes para os próximos 28 anos visando, principalmente o desenvolvimento do agronegócio e a redução da dependência externa por fertilizantes. O Plano pretende agir na base do agronegócio, considerando a indústria tradicional, os produtores rurais, as novas tecnologias, os uso de insumos minerais, a inovação e sustentabilidade ambiental.

Um dos pontos apontados pelo PNF como prioritários são as cadeias emergentes, das quais os Remineralizadores de Solo fazem parte. Embora haja muitos estudos e legislação específica sobre os remineralizadores, a inclusão no PNF comprova sua importância para o futuro da agricultura.

Segundo dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos, mais de 85% dos fertilizantes utilizados no país são importados, evidenciando um elevado nível de dependência de importações em um mercado dominado por poucos fornecedores. Essa dependência crescente deixa a economia brasileira, fortemente apoiada no agronegócio, vulnerável às oscilações do mercado internacional de fertilizantes

Veja o decreto na íntegra: https://tinyurl.com/5n6r5vuu

Com informações de www.gov.br