ABREFEN participa de Fórum Internacional de Agricultura Sustentável

A capital brasileira recebeu, nesse mês, o 4° Fórum Brasileiro de Agricultura Sustentável e o 1° Fórum Internacional de Agricultura Sustentável que aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de setembro, no Parque de Exposições Granja do Torto em Brasília. O evento produzido pelo Grupo Associado de Agricultura Sustentável – GAAS, teve como objetivo discutir os desafios de produção em larga escala, avaliando quais práticas vêm sendo utilizadas pelos produtores para promover uma agricultura sustentável e que atendam a demanda social e econômica para produção de alimentos.

O evento é o mais importante do setor, onde reúnem-se produtores, pesquisadores, consultores, estudantes e interessados no tema. O Fórum permitiu a integração e o compartilhamento de trabalhos científicos e práticos de campo entre os participantes gerando troca de conhecimento e experiências que vão seguramente acelerar a adoção de técnicas sustentáveis de manejo no país.

Durante o evento a ABREFEN foi apresentada aos participantes por seu presidente, Frederico Bernardez. Para o presidente da Associação. “O evento foi de alto nível, com palestrantes de referência nacional, como nosso conselheiro técnico Éder Martins e internacionais, como o David Manning que reforçou o grande potencial de sequestro de carbono no uso de Remineralizadores no Brasil. A ABREFEN em sua fala teve a oportunidade de reforçar a necessidade de representatividade do setor, a importância dos Remineralizadores para a construção de uma agricultura mais sustentável e também o registro no MAPA das empresas comercializadoras destes insumos.

 

NOVO SOLO – ABREFEN lança revista inédita com foco em REM e FN.

 

Na mesma oportunidade a ABREFEN lançou a 1° edição da revista NOVO SOLO, a primeira no mundo voltada exclusivamente para a conscientização e desmistificação do uso de Remineralizadores de Solo (REM) e Fertilizantes Naturais na agricultura (FN).

A NOVO SOLO será publicada quadrimestralmente e pretende disseminar os conhecimentos técnicos e científicos existentes a respeito da produção e utilização dos REM e FN na agricultura, para que a sociedade, principalmente os produtores rurais e mineradores, conheçam os valores agronômicos, sociais, ambientais e econômicos associados à adoção de manejo que favoreça a biologia do solo e tenha os REM e FN como insumos principais.

Serão abordados temas que vão desde a pesquisa mineral, passando pela produção e registro desses insumos, até o uso na agricultura e seus benefícios diretos e indiretos para a população. O conteúdo será apresentado em formato de artigos científicos, entrevistas com especialistas, bem como matérias técnicas que tragam casos de sucesso no campo e na mina.

Além disso, a cada publicação, serão trazidas novidades a respeito do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), legislação pertinente, bem como sobre as ações realizadas pela ABREFEN.

O presidente da ABREFEN considerou o lançamento um sucesso. “A revista foi muito elogiada pelo setor que precisava de uma fonte confiável e organizada de informações. Fico muito feliz de, em tão pouco tempo, termos alcançado mais essa realização como Associação”, comemora Frederico Bernardez

A 1° Edição da revista já está disponível para download de forma gratuita! Para acessar o conteúdo completo, clique aqui.