ABREFEN é convidada a integrar Grupo de Trabalho do CONFERT

A Câmara Técnica de Cadeias Emergentes do Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (CONFERT), ligado ao Governo Federal, instituiu um Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo de elaborar uma proposta de pesquisa, desenvolvimento e inovação em complemento ao projeto apresentado  pelo Ministério de Minas e Energia ao CONFERT, com ênfase nos impactos biológicos, agronômicos e ambientais da produção e do uso de remineralizadores de solo e agrominerais silicáticos nos solos e na produtividade agropecuária brasileira.

A ABREFEN foi convidada, recentemente, para integrar o GT e contribuir com apoio técnico, compartilhar conhecimentos específicos e participar das reuniões. A estratégia é sempre levar conteúdo relevante com embasamento técnico-científico para demonstrar grande valor agronômico, social e ambiental que esses insumos podem entregar à nação, elevando ainda mais o grau de sustentabilidade e resiliência da agricultura brasileira.

O Grupo de Trabalho é mais uma ação de reconhecimento ao uso dos REM, insumos derivados de rochas ricas em minerais que detém o poder de aumentar a eficiência na absorção de nutrientes, melhorar a fertilidade dos solos e a nutrição de plantas. O uso dos Remineralizadores auxilia na qualidade e produtividade agrícola, diminuindo a dependência externa do país na aquisição de fertilizantes importados, contribuindo para o cenário desejável do Plano Nacional de Fertilizantes.

A ABREFEN reitera a importância de estar presente nesses espaços, provando como o trabalho da Associação em fornecer conteúdos informativos e técnicos sobre os benefícios e avanços proporcionados pelos REM E FN, pode beneficiar o agronegócio. Para o Presidente da ABREFEN Frederico Bernardez, que será o representante da Associação no GT, já havia previsão de um trabalho ativo junto aos órgãos de governo para o desenvolvimento de políticas nacionais de desenvolvimento do setor. “O convite foi aceito por nós com muito orgulho, uma vez que mostra também o reconhecimento da Associação como importante entidade para o setor e por tudo que já foi desenvolvido, neste pouco tempo, desde que a ABREFEN foi concebida. Será de grande valia podermos ajudar na construção das bases, quando levaremos a experiência dos produtores de Remineralizadores e Fertilizantes Naturais, do nosso Conselho Técnico, dos nossos associados e parceiros que vivenciam este tema e alguns que dedicaram sua vida à pesquisa desde antes da criação das legislações.”, completou o Presidente.