Semana do Clima de Nova York

ABREFEN participa de importante evento internacional e reforça protagonismo do Brasil nas soluções para o clima

A ABREFEN foi convidada a participar da Climate Week NYC 2025, um dos mais relevantes encontros internacionais sobre mudanças climáticas, que será realizado de 21 a 28 de setembro, em Nova York (EUA), paralelamente à Assembleia Geral da ONU.

Promovido pelo Climate Group, o Climate Week NYC reúne, anualmente, líderes globais dos setores público, privado, acadêmico e da sociedade civil para debater caminhos e compromissos frente à crise climática. Neste ano, a programação antecede a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada no Brasil em novembro, reforçando ainda mais a relevância da contribuição brasileira neste cenário.

A entidade será representada pelo diretor-presidente, Frederico Bernardez, pelo vice-presidente, Ottavio Carmignano, e pelo coordenador do Comitê do Agrocarbono, Fernando Moriya, que também participará como painelista no debate “Diálogo 1: Insights e Reflexões sobre Liderança e Oportunidades Regionais: Brasil, Índia e Quênia”. O painel será realizado no dia 25 de setembro, dentro da programação do encontro Carbon Harvest: Soil Restoration, Food Security & Negative Emissions in Global Agriculture, organizado pelo Cornell Atkinson Center for Sustainability em parceria com os UN Climate High-Level Champions.

Além disso, a ABREFEN também está inscrita para participar do The Brazil Climate Summit, iniciativa paralela à programação oficial da Climate Week, com o objetivo de destacar o papel do Brasil na agenda climática mundial.

Para Frederico Bernardez, a participação da entidade na Climate Week NYC é um marco estratégico: “Estar presente em um fórum dessa magnitude demonstra o reconhecimento internacional do trabalho que estamos desenvolvendo no Brasil com os Remineralizadores de Solo. Mais do que apresentar uma tecnologia, estamos levando ao debate global uma solução multifacetada concretaque é solução para para o sequestro de carbono alinhada às demandas climáticasgrandes desafios globais do nosso tempo do nosso tempo: o clima, a fome e a saúde”, conclui o diretor-presidente.

REM em destaque – A presença da ABREFEN nesses espaços reforça o reconhecimento internacional da importância dos Remineralizadores de Solo como solução estratégica para o sequestro de carbono, a regeneração de solos degradados e a promoção de uma agricultura de baixo impacto ambiental. E, nesse momento, os REM ganham ainda mais visibilidade por sua contribuição direta à mitigação das mudanças climáticas por meio do Intemperismo Aprimorado de Rochas (ERW).

O Brasil é pioneiro na certificação de créditos de carbono por meio do ERW, um marco histórico que abre caminho para a expansão dessa tecnologia em todo o território nacional, servindo também de referência para outros países. Nesse sentido, a participação da ABREFEN na Climate Week NYC fortalece o papel do país como referência internacional e reafirma o compromisso da entidade com a ciência, inovação e diálogo multissetorial, fundamentais para a valorização do setor de Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais.