No momento em que o agronegócio brasileiro busca cada vez mais soluções sustentáveis para atender à crescente demanda por alimentos, a revista Novo Solo traz mais uma edição repleta de novidades e informações para os profissionais.
Nesta edição, publicamos o mais recente levantamento da produção brasileira dos Remineralizadores de Solo (REM) e Fertilizantes Naturais (FN), oferecendo uma visão abrangente do setor. O estudo revela a quantidade produzida de REM e FN nos últimos anos e destaca as possibilidades que esses insumos oferecem ao agronegócio brasileiro.
Como uma das principais funções da ABREFEN é identificar o potencial do REM e FN e trabalhar para que esses insumos se tornem cada vez mais competitivos no mercado, o levantamento nos permite ter uma visão de longo prazo e definir estratégias alinhadas com as demandas crescentes por práticas agrícolas mais resilientes e sustentáveis no Brasil.
Alinhada a esse princípio, temos nos dedicado a promover ações que acelerem a adoção do REM e FN pelos produtores rurais, abrindo novas fronteiras para a sustentabilidade no campo. Nossa participação na Câmara Agrocarbono Sustentável é uma dessas iniciativas que merece destaque, onde trabalhamos para expandir a percepção do agro sobre o papel dos Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais na mitigação da emissão de gases de efeito estufa e no sequestro de carbono, uma estratégia fundamental para o futuro da agricultura.
Ainda falando de ações concretas, a ABREFEN reafirmou, durante os dois primeiros trimestres do ano, sua presença nos principais eventos do setor, algumas delas frutos de importantes parcerias como a firmada recentemente com o Instituto Brasileiro de Agricultura Sustentável (IBA), para publicação de conteúdo e realização de ações conjuntas.
O resumo destas e outras ações está nesta 6ª edição onde reforçamos todo o trabalho desenvolvido pela ABREFEN, com apoio essencial dos parceiros, para potencializar a adesão aos REM e FN e abrir espaço para a descoberta de novas fronteiras para a agricultura sustentável.
Seguimos firmes em nosso compromisso com o desenvolvimento da agricultura do Brasil.
Boa leitura!
Frederico Fernandes G. Bernardez
Presidente da ABREFEN