Triunfo Mineração

Empresa mineira aposta em pesquisa e produção de Remineralizador de Solo

A produção de Remineralizadores de Solo (REM) e Fertilizantes Naturais (FN) no Brasil tem se intensificado nos últimos anos e conta com importantes empresas, responsáveis por suprir a crescente demanda por esses insumos mais sustentáveis para a agricultura.

Em Minas Gerais, uma empresa associada da ABREFEN produz Remineralizadores de Solo a partir de uma rocha denominada kamafugito. Por suas características distintas, a rocha que é intemperizada, friável e com presença de fósforo e manganês oferece garantia de fertilização a partir de seus multinutrientes. A Triunfo Mineração, empresa subsidiária da multinacional Harvest Minerals, localizada na cidade de Carmo do Paranaíba, no centro-oeste mineiro, produz o seu REM a partir de uma planta de produção exclusivamente dedicada ao insumo mineral e atende clientes em todo o país, principalmente nesse estado, com destaque para lavouras de café, soja, cana-de-açúcar e leguminosas.

Com capacidade de produção de 200 mil toneladas/ano e autorização para produzir até 400 mil toneladas/ano a Triunfo Mineração investe em pesquisa mineral e agronômica e foi com base em pesquisas durante mais de dois anos que a empresa identificou o potencial das rochas kamafugito para fertilização de solos. De acordo com a empresa, as pesquisas foram iniciadas em 2015 e o registro dos produtos foi concluído em 2018. Em seguida iniciou-se o processo de produção e comercialização do Remineralizador KP Fértil.

Para o diretor da empresa e também presidente da ABREFEN, Frederico Bernardez, a trajetória de desenvolvimento do produto até seu lançamento aconteceu em paralelo à normatização dos Remineralizadores de Solos no Brasil que ocorreu em 2016. “Tivemos um incremento em estudo e produção científica sobre remineralizadores de solo e fertilizantes naturais no Brasil nos últimos anos encampados por entidades como a EMBRAPA, consultores de mercado e por empresas como a Harvest Minerals que permitiram que novas empresas surgissem no cenário nacional”, avalia.

O investimento em pesquisas realizados pela empresa nos anos anteriores à sua implantação já demonstrou bons resultados. “Em 2022 tivemos um grande crescimento de mercado e partimos de 80 mil para 150 mil toneladas por ano do nosso Remineralizador KP Fértil, uma evolução que acompanhou o mercado de produção e utilização dos produtos no país, puxado, principalmente pelas pesquisas, geração de conhecimento e informação”, acredita Bernardez.

A credibilidade na informação científica se reflete, também, em um serviço de destaque da empresa que é a assessoria técnica aos clientes. A Triunfo Mineração mantém um grupo de técnicos treinados para oferecer atendimento aos clientes, auxiliando na pesquisa por soluções e indicando caminhos para o uso do produto. A assistência chega também às revendas, cujos colaboradores são treinados para dar suporte aos clientes no momento da comercialização. Bernardez acredita que “por meio deste modelo de trabalho a empresa consegue valorizar o produto, ao mesmo tempo, em que indica para o produtor a melhor forma de utilizá-lo para atingir os níveis de fertilização que precisa em sua produção e ter bons resultados”.

O modelo de negócio da empresa inclui, ainda, um intenso trabalho de valorização da região onde a mina está instalada.

Meio ambiente

As atividades da Triunfo Mineração são pautadas, segundo a empresa, pelo respeito ao meio ambiente e à produção sustentável. Já no primeiro ano de existência, foram plantadas em área própria cerca de 18 mil mudas de espécies nativas, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Para o diretor da empresa e também presidente da ABREFEN, Frederico Bernardez, a empresa investe constantemente em pesquisa e busca atuar de forma sustentável no beneficiamento da rocha para produção dos Remineralizadores. “Praticamos uma mineração limpa, sem uso de explosivos pelas características da jazida, e não produzimos rejeitos, sendo que o impacto ambiental da produção é bem reduzido”, explica Bernardez.

A preocupação com a sustentabilidade passa, também, pelo processo de beneficiamento do produto que é feito à seco, sem utilização de água. A empresa também investiu na implantação de uma usina solar que, atualmente, alimenta 100% da operação para seu funcionamento.

Impacto social

Além da geração de empregos e aumento dos empreendimentos locais, a Triunfo, em parceria com a Prefeitura de Carmo do Paranaíba, desenvolveu um projeto-piloto chamado “Horta na Escola”. Este projeto consiste na construção e manutenção de uma horta na Escola Municipal Madre do Carmo. Dentre os insumos utilizados, a empresa fornece também o Remineralizador de Solo KP Fértil para o desenvolvimento sadio das plantas.
Durante todo o processo de plantio e manejo as crianças, professores e a comunidade em geral participam de forma ativa. Os legumes e verduras produzidos são destinados à alimentação escolar e o excedente pode ser levado para a casa das famílias. “Um projeto que integra a empresa, a comunidade e a escola, ensinando para as crianças, desde pequenas, o conhecimento sobre o meio rural, meio ambiente, a produção de alimentos saudáveis e a sua importância” completa Bernardez.

A Triunfo promove, ainda, um intenso trabalho de valorização da região onde a mina está instalada, uma vez que mais de 90% dos colaboradores residem nas proximidades e as atividades buscam o desenvolvimento de empreendimentos locais com a comercialização de equipamentos e insumos necessários à produção de fornecedores da região.

Controle de qualidade

Para atestar o atendimento do produto às especificações técnicas de qualidade exigidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o processo produtivo da Triunfo Mineração conta com um laboratório equipado para avaliação, acompanhamento e verificação da qualidade de cada remessa produzida. Além desse acompanhamento interno, onde amostras são tiradas e testadas diariamente na mina, há um envio posterior de amostras dos lotes produzidos para laboratório terceiro credenciado pelo MAPA, seguindo, desta forma, os critérios exigidos por esse órgão para atestar a qualidade do produto. Há ainda um estoque com capacidade para armazenar 60 mil toneladas de produto final, mitigando as chances de contaminação externa do material e conseguindo atender o mercado de forma mais rápida.

Para acompanhar em tempo real a eficiência do produto, a empresa mantém, ainda, uma fazenda experimental, local onde o Remineralizador KP Fértil é testado na produção de cana-de-açúcar, café e grãos. Nessa área são feitas análises das dosagens de fósforo, potássio, cálcio, magnésio e outros micronutrientes, que podem ser ajustados conforme os resultados apresentados. Os alimentos produzidos na fazenda são utilizados internamente e o café, que já recebeu pontuação 85 em sua primeira safra, é presenteado aos clientes e parceiros.

Futuro

Além do trabalho de fomento do Remineralizador KP Fértil e ampliação da produção e distribuição, a Triunfo Mineração investe em pesquisa para novos projetos. A ideia da empresa é desenvolver novos insumos e soluções a partir de estudos já iniciados. “Estamos com oito projetos de pesquisa mineral em andamento e contamos com várias parcerias para essa realização. São projetos que devem ampliar o portfólio de produtos da empresa e abrir novas frentes de soluções para a agricultura brasileira”, finalizou Bernardez.

Saiba mais em : kp-fertil.com
Fotos: Quele Ribeiro