ABREFEN EM FOCO – Ed1 – Dezembro 2024

EM DIA COM A ABREFEN

ABREFEN marca presença na 5ª Reunião da Câmara Temática de Agrocarbono Sustentável

Sustentabilidade e inovação: ABREFEN debate papel dos REM e FN na Câmara Técnica do Agrocarbono Sustentável.

A ABREFEN participou da 5a Reunião Ordinária da Câmara Temática de Agrocarbono Sustentável, contando com presença do presidente da entidade, Frederico Bernardez, acompanhado de conselheiros e associados.

Durante o encontro, o presidente do Conselho Técnico da ABREFEN, Éder Martins, ministrou a palestra “Remineralizadores e Oportunidades para o Brasil no Mercado Global de Carbono e Serviços Ecossistêmicos”. Sua apresentação abordou temas fundamentais como SBCE, Agricultura Regenerativa e Plano Clima, reforçando o comprometimento da ABREFEN com a agricultura regenerativa e o futuro do agro brasileiro.

Em breve será disponibilizada para os associados da ABREFEN, a apresentação completa do evento.

DESTAQUE

Levantamento revela aumento do setor de Remineralizadores e Fertilizantes Naturais no Brasil

A agricultura tropical brasileira tem buscado caminhos em direção às premissas de sustentabilidade ambiental e bioeconomia, alinhando-se aos objetivos da Agenda 2030 da ONU. Neste cenário, o Brasil inova ao desenvolver uma robusta cadeia produtiva de Remineralizadores (REM) e Fertilizantes Naturais (FN).

Um recente diagnóstico publicado pela ABREFEN, revela um crescimento expressivo: em apenas um ano, houve aumento de 22% no número de registros de produtos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Atualmente, o mercado conta com 68 produtos regulamentados para comercialização, sendo 58 REM, oito FN e dois produtos secundários.

Os estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo lideram a produção, com destaque para os produtos derivados de basalto. O setor está em constante evolução e ainda possui grande potencial de expansão. Essa realidade, somada ao perfil inovador dos agricultores brasileiros e aos incentivos públicos e privados, ajuda a fortalecer a oferta desses insumos e tornar este mercado ainda mais eficiente.

Para atingir a meta de 75 milhões de toneladas produzidas até 2050, conforme previsto no Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), é fundamental o compromisso conjunto dos produtores, técnicos, comercializadores e do poder público, aliando legislação, capacitação e investimento nas diversas regiões do país.

O cenário atual, somado ao perfil inovador dos agricultores brasileiros, indica um futuro promissor para este estratégico setor da agricultura nacional brasileira.

O Levantamento “Produção Brasileira de Remineralizadores e Fertilizantes Naturais: 2019 a 2023” está disponível na íntegra na 6ª edição da revista Novo Solo. Leia ou faça o download completo em: /abrefen.org.br/revista-novo-solo/

ESPAÇO DO ASSOCIADO

Conheça as empresas associadas da ABREFEN! Clique aqui

Torne-se um associado ABREFEN!

A ABREFEN tem a importante missão de mudar o cenário do agro brasileiro e potencializar a agricultura de base regenerativa e sustentável, buscando mais qualidade e produtividade para o campo.

Ao se tornar associado, um produtor, comercializador ou profissional contribui para a ampliação desse movimento e desenvolvimento de um dos setores mais estratégicos para a agricultura no país. Além disso tem acesso a informações em primeira mão, benefícios nas ações realizadas pela ABREFEN e amplia sua rede de relacionamentos.

Conheça mais sobre os benefícios de ser associado aqui!

Quem pode ser associado?

Sócio Titular: Pessoa jurídica registrada no MAPA, com interesse em produzir Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais.

Associado Profissional: Pessoa física com conhecimento e interesse em expandir sua atuação no setor.

Associado Técnico: Pessoa jurídica especializada em consultoria ou assessoria no setor.

Associado Comercializador: Pessoa física ou jurídica interessada na comercialização de Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais.

Associe-se agora! Preencha o FORMULÁRIO e faça parte da ABREFEN

Juntos, podemos transformar o cenário da agricultura brasileira!

PUBLICIDADE