A ABREFEN e o Grupo de Apoio à Agricultura Sustentável (GAAS), vêm a público manifestar seu apoio à inclusão da Tecnologia de Intemperismo Acelerado de Rocha (ERW) como uma solução promissora e estratégica para a mitigação das mudanças climáticas e a promoção da saúde dos solos no Brasil.
A tecnologia ERW, reconhecida internacionalmente pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), tem o potencial de acelerar os processos naturais de intemperismo por meio da aplicação de rochas finamente trituradas em solos agrícolas.
✅ Benefícios da ERW para a agricultura brasileira:
- Mitigação das Mudanças Climáticas : A ERW captura CO₂ da atmosfera, contribuindo para as metas climáticas do Brasil.
- Melhoria da Fertilidade do Solo: Fornece nutrientes essenciais e melhora a estrutura do solo.
- Redução da Dependência de Insumos Químicos: Diminui a necessidade de fertilizantes convencionais, reduzindo custos.
- Co-benefícios Ambientais e Econômicos: Preserva a qualidade das águas, combate a degradação do solo, podendo reduzir os custos de produção.
O posicionamento ocorre logo após a apresentação da Tecnologia ERW, pela Abrefen, na última reunião da Câmara Temática de Agrocarbono Sustentável instituída pelo MAPA.
Com essa nota, destacamos a importância de escalar o uso dos REM e FN para tornar a agricultura mais sustentável, resiliente e menos dependente de insumos importados, fortalecendo a soberania nacional.
Leia o documento na integra. Clique aqui!