Capa – Workshop Remineralizadores

Tropicalizando as soluções da natureza para uma agricultura regenerativa

Evento inaugura agenda científica da ABREFEN com público expressivo e debates de alto nível

“O tema Remineralizadores terá um antes e depois: antes desse evento e depois desse evento.”

Assim o presidente do Conselho da ABREFEN, Eder Martins, iniciou sua palestra no Workshop Remineralizadores – Tropicalizando as soluções da natureza para uma agricultura regenerativa, realizado entre os dias 5 e 7 de dezembro de 2023 na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília. O espaço foi palco de um encontro singular que reuniu especialistas, agricultores, consultores e profissionais interessados na temática da agricultura regenerativa e marcou a agenda de eventos técnicos, proporcionando palestras, debates e exposição de produtos e serviços voltados para a produção e aplicação de Remineralizadores de Solo.

Organizado pela ABREFEN, em parceria com o Grupo de Agricultores Sustentáveis (GAAS) e com apoio da Embrapa, da Universidade de Brasília (UNB) e dos Ministérios da Agricultura e Pecuária; Meio Ambiente e Mudança Climática; Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Ciências, Tecnologia e Inovação; e Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, além do patrocínio de diversas empresas, o evento teve como objetivo principal explorar o potencial dos Remineralizadores de Solo na prática agrícola brasileira, especialmente adaptando essas soluções às características tropicais do país.

Programação diversificada e participação ativa do público

Em sua primeira edição o Workshop Remineralizadores já provou seu potencial de destaque no calendário do agro brasileiro. Com uma programação diversificada e palestrantes renomados, o evento proporcionou aos participantes a oportunidade de assistir a palestras ministradas por especialistas e autoridades da área, que abordaram desde os fundamentos teóricos dos REM até estudos de casos de sucesso em diferentes regiões do Brasil. Os debates proporcionaram trocas de experiências entre os presentes, estimulando o diálogo e o compartilhamento de conhecimentos.

A programação foi dividida em cinco painéis com abordagem sistêmica sobre os diversos aspectos dos Remineralizadores de Solo e suas aplicações: Avanços e desafios dos REM no setor mineral – Avanços e desafios da agricultura regenerativa nos trópicos – Soluções tecnológicas – Avanços e desafios dos REM no setor agrícola e Sequestro de carbono. Cada um dos painéis contou com palestras apresentando diferentes visões sobre o tema que, somadas ao conhecimento técnicos dos palestrantes, propiciaram um evento rico em informação para os mais de 200 participantes.

Para o consultor Antônio Teixeira, a diversidade de opiniões foi o ponto-chave do evento. “O workshop foi um fórum de discussões onde eu pude encontrar pesquisadores renomados, empresários da área de mineração, técnicos, consultores, produtores rurais, e essa diversidade de opiniões, de visões, de ideias é fundamental para que o assunto cresça rapidamente e a gente vire essa página do agronegócio brasileiro, o que é fundamental. Me chamou muito a atenção o respeito pelas opiniões e visões diversas, mas tudo dentro da ciência. Assim conseguimos crescer. Eu acho que foi um dos melhores eventos em que participei nos últimos anos.”

A abertura do evento ficou a cargo do diretor da Embrapa, Clenio Pillon, que abordou os Desafios da Pesquisa no Desenvolvimento dos Remineralizadores. Em sua palestra Pillon ressaltou que o tema dos Remineralizadores de Solo está diretamente ligado a três nexos que estão sendo trabalhados internamente pela instituição, sendo o primeiro deles a relação do alimento com as questões de saúde, o que implica diretamente na necessidade de adoção de boas prática e no compromisso social da agricultura. O segundo nexo apresentado pelo palestrante foi a relação entre a produção de alimentos e a conservação e uso sustentável da biodiversidade, e o terceiro diz da relação entre a produção de alimento, a crise climática e a necessidade de uma agenda que esteja alinhada ao debate sobre essa realidade.

“Quando falamos sobre a utilização de Remineralizadores estamos falando sobre um tema muito caro para nós que tem a ver com a crise energética que estamos vivenciando no mundo inteiro. Quando produzimos insumos de base local aproveitando as potencialidades do solo, estamos reduzindo o gasto energético na agricultura para a produção de alimentos com impacto positivo para a descarbonização global e isso tem um apelo muito grande para a sociedade”, defendeu o palestrante.

Para o professor, consultor e membro do Conselho Técnico da ABREFEN, Diego Siqueira o evento representou um marco para o setor de Remineralizadores de Solo em vários sentidos. “Este evento é sobre fazer a diferença na vida das pessoas. Cientistas e produtores que se unem para ajudar a vida de outras pessoas.” Em sua palestra sobre o Mercado de Carbono, Diego procurou ir além do tema e tratar, também, da importância do solo para a vida da humanidade. “Quando nós degradamos o solo, nós degradamos o nosso potencial de produzir fibra para nos vestirmos, degradamos o potencial de produzir bioenergia para os nossos carros, degradamos o potencial de produzir remédios para os nossos filhos e netos, degradamos o potencial de biodiversidade, já que um quarto da vida terrestre está armazenada no solo”, esclareceu Diego.

Diego Siqueira defendeu, durante o evento a competência científica do tema Remineralizadores de Solo no Brasil. “Hoje já existem mais de 600 artigos no mundo, publicados sobre Remineralizadores em revistas de grande expressão. De cada 10 artigos publicados dois são brasileiros. A questão é que, às vezes, esse conhecimento não chega de uma forma tão simples para quem está lá na ponta e precisamos traduzir essa ciência para que todo mundo entenda e que possa subsidiar a construção de leis e políticas públicas para mudar a vida dos brasileiros”, explicou o pesquisador.

Exposição

Além das palestras e debates, a exposição de produtos e serviços foi um dos destaques do evento. Empresas e instituições apresentaram soluções inovadoras, que vão desde produtos a aplicativos de controle do solo, equipamentos e tecnologias para aplicação de Remineralizadores. Os participantes puderam conhecer de perto essas novidades, tirar dúvidas com os expositores, agendar visitas técnicas e até mesmo realizar compras e encomendas durante o evento.

“Eu acho que esse evento foi um marco histórico para o pessoal da rochagem, principalmente porque foi dentro da Embrapa. Devemos lembrar que em um passado recente houve muita dificuldade para seguir com esse tema e hoje estamos aqui em um evento desse porte, é muito importante”, conta Giberto Yuki, produtor agrícola e palestrante, que considera eventos como o Workshop Remineralizadores fundamentais para a disseminação de práticas sustentáveis no campo. “As empresas que montaram estande trouxeram novas informações o que tornou o evento ainda mais completo. E foi um momento de encontrar pessoas que vêm de longe e trocar informações o que é sempre muito bom para todos.”

Experiência compartilhada

O Workshop Remineralizadores: Tropicalizando Soluções da Natureza para Agricultura Regenerativa se caracterizou como um evento científico de grande amplitude, principalmente por ter recebido pessoas vindas de várias regiões do país. Ao longo dos três dias de evento, temas cruciais foram discutidos, destacando-se a importância dos Remineralizadores de Solo para uma transição na agricultura brasileira, baseada em práticas mais conscientes e sustentáveis, e os desafios enfrentados nesse campo.

A participação de cientistas, professores, alunos de mestrado e doutorado e empresários que estiveram presentes no evento reflete o interesse crescente na busca por mais informações e compartilhamento de ideias. Nesse sentido, o evento proporcionou um ambiente propício para a interação e o aprendizado mútuo, estimulando o debate e a reflexão sobre os desafios e oportunidades no estudo e uso de REM na agricultura. A aluna de pós-doutorado da UNB, Fernanda Medeiros, considerou o evento a tradução de um movimento que vem acontecendo no país. “Acho que a gente está num ponto de virada muito importante, nacional e mundial. A Suzi (Huff Theodoro, vice-presidente do Conselho Técnico da ABREFEN e sua orientadora de pesquisa), bate muito nessa tecla, de valorização do solo. A tendência é que a pressão pela descarbonização aumente cada vez mais e os Remineralizadores, sendo uma tecnologia nacional, têm um potencial muito forte, para o Brasil, no longo prazo, investir e despontar. As palestras foram ótimas, muito variadas, muito informativas com muitos pontos de vista diferente o que é bom”, avaliou a acadêmica.

A abrangência dos temas abordados promoveu a interface de pensamentos distintos, porém complementares. De questões técnicas, como os processos de produção de finos na mineração e a pesquisa sistemática com Remineralizadores e fertilizantes silicatados, até aspectos mais amplos, como o papel dos REM nas mudanças climáticas e o direcionamento de políticas públicas para incentivar sua utilização, todos os assunto foram amplamente discutidos, com mesas-redondas após a realização de cada painel e participação ativa do público nos debates.

Dentre os empresários presentes no Workshop muitos foram surpreendidos pelo conteúdo técnico e possibilidades de troca de informações. “Eu achei um evento extremamente rico de players, de gente que possa vir agregar no assunto. É fantástico Brasília receber esse evento. Os Remineralizadores vão dar um salto, na minha opinião. E vejo que, conseguindo trazer tanta gente diversa, de tantas frentes, isso vai ajudar demais a evoluir o que a gente já vem trabalhando há alguns anos” foi o que considerou o empresário Ivo Tupan Borges Filho, da empresa Tupan Agrosustentável.

A diversidade de perspectivas e a expertise dos participantes enriqueceram ainda mais as discussões, contribuindo para a construção de conhecimento e o fortalecimento das redes colaborativas no campo da agricultura regenerativa. É o que avalia o presidente da ABREFEN, Frederico Bernardez: “Esse evento sobre Remineralizadores foi o primeiro a ser realizado na Embrapa Sede, que é a Casa da pesquisa e do desenvolvimento agropecuário no Brasil. Recebemos instituições públicas, ministérios, pesquisadores de todo o país, mineradoras, empresas de consultoria e produtores rurais. É um evento muito inclusivo e que conta com todas as esferas da cadeia produtiva. No contexto atual em que buscamos práticas mais sustentáveis e soluções mais naturais, a incorporação desses insumos na nova agricultura, se destaca como uma alternativa muito promissora”, comemora o presidente.

Compromisso futuro

Além da amplitude do debate sobre os REM e FN o workshop tratou, também, de marcar o comprometimento dos organizadores e presentes com o desenvolvimento de uma agenda futura, onde os pontos relevantes discutidos sejam tratados de forma mais consistente. Ao final do evento, foram destacadas as sínteses das principais discussões e os próximos passos a serem seguidos.

A professora, pesquisadora e vice-presidente do Conselho Técnico da ABREFEN, Suzi Huff Theodoro deu um importante recado em sua palestra no último dia do evento. “Foi uma grande conquista esse evento e ele é simbólico, mas tem uma coisa que precisamos saber da Embrapa, quando será retirada a nota técnica que diz que ela não recomenda o uso de Remineralizadores. Essa é uma ação fundamental e tudo o que foi apresentado mostra que resultados científicos já tem de sobra. É importante pressionar o corpo técnico da empresa para que reveja, retire ou altere a nota”, defendeu a geóloga que contou com apoio massivo dos participantes.

O sucesso do Workshop Remineralizadores evidenciou o crescente interesse da sociedade por práticas agrícolas mais sustentáveis e regenerativas. “Ao promover o diálogo entre diferentes atores do setor, o evento contribuiu para o avanço do conhecimento sobre REM e FN e para a construção de um futuro mais promissor para a agricultura no país”, avalia o presidente Frederico Bernardez.

O evento é o primeiro de uma série de iniciativas que a ABREFEN pretende realizar nos próximos anos dentro do seu planejamento estratégico.

Com o objetivo de ampliar ainda mais o debate, a ABREFEN disponibilizou os vídeos das palestras do workshop, gratuitamente, em seu canal do Yutube (ABREFEN Oficial).

https://www.youtube.com/@abrefenoficial

São 16 palestras na íntegra que podem ser assistidas e compartilhadas por quem tem interesse no assunto.