Editorial – Um marco para o setor de REM e FN

No fim do último ano realizamos um sonho que já era sonhado por muitos de nós da ABREFEN mesmo antes da entidade existir, a realização de um evento exclusivo sobre Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais. O Workshop Remineralizadores – Tropicalizando as Soluções da Natureza para uma Agricultura Regenerativa foi planejado e organizado em parceria com o GAAS e a Embrapa se tornando um marco, tanto para a ABREFEN quanto para o setor.

A ideia de juntar pessoas de diversos lugares do país, com visões diferentes, porém convergentes, sobre agricultura regenerativa em um lugar tão expressivo como a sede da Embrapa em Brasília parecia particularmente especial e realmente foi. Mais de 200 participantes compareceram para apresentar, ouvir e debater temas muito relevantes para o futuro da agricultura brasileira.

Em três dias recebemos empresários, produtores rurais, representantes de entidades setoriais, consultores, empresas de todo o Brasil e exterior, professores e estudantes com objetivos comuns e o resultado foi um evento dinâmico, fértil e vivo como o solo tratado com Remineralizadores e Fertilizantes Naturais.

A comparação entre o workshop e a agricultura regenerativa pode parecer piegas, mas tenho razões para acreditar que é a melhor forma de exemplificar o que foi, de fato, o evento. Mesmo diante de desafios estivemos firmes no propósito de levar mais conhecimento sobre a importância dos Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais e colhemos resultados que vão, aos poucos surgindo e renovando nossas energias para fazer mais e melhor.

Hoje estamos ainda mais certos que os REM e FN não são apenas mais uma alternativa para o desenvolvimento do agro no Brasil, eles são O caminho para o desenvolvimento da agricultura do futuro, mais consciente de sua responsabilidade para com os tempos que estão por vir.

Nossos sinceros agradecimentos a todos que estiveram envolvidos na realização do Workshop Remineralizadores, em especial aos parceiros da Embrapa, da UNB e dos Ministérios. Às empresas que nos ajudaram a viabilizar financeiramente o evento, nossa gratidão. Obrigado também aos palestrantes que gentilmente cederam seu tempo e conhecimento para estarem conosco e tornarem nosso evento excelente. E a todos os participantes que lotaram o auditório da Embrapa, dedico o sucesso que tivemos e ainda teremos em novas edições.

Muito obrigado!