Vem aí: Workshop Remineralizadores – Tropicalizando as Soluções da Natureza para uma Agricultura Regenerativa: da mineração à mesa e seus reflexos climáticos

Potencial de sequestro de carbono em solos agrícolas a partir do manejo dos remineralizadores e as particularidades da agricultura tropical serão temas de destaque do evento

Para fechar a programação de eventos do ano com chave de ouro, nos dias 5 a 7 de dezembro, a ABREFEN, em parceria com o GAAS e EMBRAPA, realizará um evento tendo como temáticaaremineralização de solos, tecnologias sustentáveis e agricultura climaticamente responsável, intitulado “Workshop Remineralizadores – Tropicalizando as Soluções da Natureza para uma Agricultura Regenerativa: da mineração à mesa e seus reflexos climáticos”.

O Workshop visa apresentar e discutir os impactos econômicos, produtivos e ambientais dos remineralizadores de solos (REM), desde a sua produção até chegar ao consumidor final. Serão tratados, em particular, o potencial de captura de carbono atmosférico no solo pelos REM, considerando as condições tropicais e o perfil produtivo da agricultura brasileira. Além disso, o encontro também pretende promover o intercâmbio de saberes e experiências entre produtores rurais, profissionais da área agronômica e empresas do setor situadas no Brasil e no exterior.

Participação ABREFEN

Representando oficialmente o setor de Remineralizadores de Solos e Fertilizantes Naturais, a ABREFEN levará para o evento dados e informações relevantes por meio de duas importantes contribuições.No dia 6 de dezembro, o presidente da entidade, Frederico Bernardez, ministrará uma palestra sobre “Panorama e desafios do uso dos remineralizadores na agricultura no Brasil”.

Já no dia 7 de dezembro, a Vice-presidente do Conselho Técnico da ABREFEN e pesquisadora, Suzi Theodoro, discutirá a “Tropicalização das metodologias e pressupostos da captura de carbono a partir do uso dos remineralizadores”.

“Avanços e desafios dos REM no setor mineral”, “Avanços e desafios da agricultura regenerativa nos trópicos” e “Sequestro de carbono” são os principais assuntos a serem aprofundados na programação científica, que conta com a participação de vários pesquisadores e autoridades do ramo, representantes da EMBRAPA, UnB, GAAS e dos Ministérios (MAPA, MME, MDA, MMA e MDIC).

SERVIÇO

“Workshop Remineralizadores” – 5 a 7 de dezembro de 2023

Local: EMBRAPA SEDE / AUDITÓRIO IRINEU CABRAL

Programação completa, currículo dos palestrantes e inscrições: https://gaasbrasil.com.br/eventos/