Jornal “O Popular” destaca importância dos Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais

O Jornal “O Popular” publicou neste último domingo (20/8), uma matéria sobre o protagonismo do estado de Goiás na produção dos Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais.

A matéria traz dados de levantamento da ABREFEN que mostram que  Goiás é o 2º estado que mais produz os insumos sustentáveis, com participação nacional de 24%, atrás de Minas Gerais (43%) e à frente de São Paulo (10%).  

A reportagem trouxe à tona importantes vantagens relacionadas aos REM e FN, em comparação aos fertilizantes químicos. A primeira trata da não geração de rejeitos e a contribuição desses insumos para a diminuição do volume de resíduo armazenado em barragem por mineradoras. Há também comprovação científica que o uso destes insumos aumenta o nível de sequestro de carbono no solo, reduzindo o impacto ambiental.

A reportagem ouviu o presidente da ABREFEN, Frederico Bernardez, que explicou como os REM e FN também contribuem para um processo produtivo mais sustentável e eficiente com melhora considerável da qualidade do solo. Ele lembrou que, na contramão do que o agricultor muitas vezes espera, utilizar fertilizantes químicos em grande escalanão garante maior produtividade. Isso porque,ocorremproblemas como a “lixiviação e perdas devido à alta solubilidade dos fertilizantes e também de fixação de nutrientes do solo, tornando-os não disponíveis para a planta, e muitos outros que podem ser mitigados ou parcialmente resolvidos com a mudança de manejo e uso destes novos insumos”.

Também colaborou com a reportagem o Presidente do Conselho Técnico da ABREFEN e pesquisador da Embrapa Cerrados, Éder Martins. Ele chamou a atenção para o valor agronômico oferecido pelos insumos sustentáveis, que melhoram enormemente a densidade nutricional dos alimentos. “Quando você utiliza o remineralizador, você está colocando toda a tabela periódica ali, contribuindo para o equilíbrio nutricional do alimento produzido”, observou.

Éder lembrou ainda que cerca de 90% dos remineralizadores são provenientes de uma mineração que já exista para outro fim, como a de brita e areia artificial, reforçando a sustentabilidade do processo.

GAAS atesta potencial de produtor rural goiano

“O Popular” também mostrou o caso do produtor rural goiano, Adriano Cruvinel, que segundo análise do Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), se destacou nacionalmente pelos ótimos resultados em seu manejo agrícola ao apostar nos insumos sustentáveis em conjunto com práticas da agricultura regenerativa. O produtor rural conta que a transformação veio aos poucos, mas que os ganhos não foram apenas em produtividade, mas também em custo-benefício e preservação.

O bom desempenho do sudoeste goiano no que se refere à produtividade e lucratividade agrícola foi observado também em levantamento pelo CPRM- Serviço Geológico do Brasil. O estado detém unidades muito ricas geologicamente, adequadas à técnica da remineralização.

Confira a reportagem na íntegra: opopular.com.br/economia/goias-e-o-2-na-produc-o-de-remineralizadores-de-solo-1.3058617