Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais são destaque de reportagem do Jornal do Campo GO

No último domingo (9/7), foi ao ar uma reportagem para o Jornal do Campo GO, da TV Anhanguera — afiliada da TV Globo — que abordou a crescente adesão de agricultores aos Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais. 

A matéria teve participações importantes, como o presidente da ABREFEN, Frederico Bernardez, Antônio Alexandre Bizão, Consultor Técnico e Associado da ABREFEN, o Engenheiro de Minas, Tiago Pereira que também é diretor da ABREFEN e Giberto Yuki, agricultor que apostou no uso dos REM para aumentar a fertilidade agrícola, melhorar a qualidade dos alimentos e, principalmente, viabilizar os custos de sua produção.

O produtor rural, que cultiva grãos, alho e frutas em Goiás, contou que começou a adotar os insumos em 2015 e, desde então, manteve uma economia de 30 a 40% em comparação aos fertilizantes tradicionais. Giberto Yuki já havia relatado sua experiência com os agrominerais e os ganhos que teve, especialmente nas culturas de soja, na 2ª edição da Revista Novo Solo (disponível para download em: www.abrefen.org.br/revista-novo-solo  )

O jornal também apresentou a primeira mina de potássio que começou a funcionar em 2021 na região Centro-Oeste do Brasil e foi responsável, somente no ano passado, pela produção de 180 mil toneladas de Fertilizante Natural e pretende dobrar a produção em 2023.

Oportunidade para o produtor rural

Como mostrado pela matéria, a ABREFEN tem observado um importante crescimento da produção nacional de REM e FN, com 54 produtos registrados até maio deste ano e um aumento de 80% nos últimos 12 meses. Desde 2019, estima-se que os remineralizadores tenham sido aplicados em cerca de 10% da área cultivável do país. Como explicou na matéria, Frederico Bernardez, presidente da ABREFEN, considera que este é um cenário bastante promissor para os produtores rurais, com a chance de ampliar a produtividade das culturas, melhorando o custo-benefício e reduzindo a dependência de importações. “Os REM se apresentam como uma alternativa extremamente viável”, explicou.

A importante reportagem apresentou, ainda, que a combinação de insumos minerais certificados pelo MAPA, orientação agronômica adequada e manejo apropriado com foco nos Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais pode gerar aumento de produtividade, riqueza nutricional, qualidade dos alimentos, e ainda reduzir custos para o produtor rural, além de tornar a agricultura mais sustentável.

Para conferir a reportagem na íntegra, acesse: globoplay.globo.com/v/11764300/.