BRASMIN 2023: ABREFEN discute o papel dos REM na transformação da agricultura

A ABREFEN esteve presente na II Feira da Indústria de Mineração (BRASMIN), e no 8º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração, que ocorreu no período de 27 a 29 de junho na PUC Goiás. O evento reuniu representantes e fornecedores do segmento da mineração para falar sobre as necessidades e novidades do setor.

No dia (29), o Presidente da ABREFEN, Frederico Bernardez, moderou painel sobre “A Transformação da Agricultura pelos Remineralizadores (REM)”, oportunidade em queapresentou aos participantes do evento dados relevantes sobre a função dos Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais, com destaque para o mercado desses insumos, oportunidades e pesquisas em desenvolvimento, além de cases de sucesso.

O presidente destacou o forte crescimento do mercado de REM no Brasil, especialmente em Minas Gerais e Goiás, mas chamou a atenção para a necessidade de maior investimento em políticas públicas. “Por mais que o segmento esteja se desenvolvendo a passos largos, a estimativa é que para alcançar as metas do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), levaremos por volta de 100 anos. Precisamos articular políticas públicas para incentivar tanto a demanda, quanto a produção desses insumos”, enfatizou.

Frederico demonstrou ainda cases de sucesso de produtores rurais que aliaram a adoção dos REM a outras práticas de base regenerativa e que puderam ver de perto os enormes ganhos relativos à redução de custo, produtividade e resiliência de suas culturas. “Não existe insumo milagroso, os REM são uma grande ferramenta que deve ser usada numa perspectiva de manejo biológico”, reforçou.

O Presidente do Conselho Técnico da ABREFEN e pesquisador da Embrapa Cerrados, Eder Martins, também palestrou no evento e abordou a relação direta entre mineração e agricultura. Ele falou sobre a base de funcionamento dos agrominerais regionais, ressaltando a sua abundância em território nacional e relevância da transição para uma agricultura independente e sustentável. Na ocasião, o pesquisador foi homenageado pela Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM) pelos anos de dedicação científica e contribuições para o setor.

O painel também contou com a importante participação da Pesquisadora Geóloga do SGB-CPRM, Magda Bergmann, que apresentou um panorama dos agrominerais silicáticos certificados no Brasil.

O 8º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração discutiu ainda as necessidades, oportunidades e desafios do segmento. Acesse a palestra da ABREFEN na íntegra.