Giro ABREFEN – Ed3

ABREFEN e GAAS fortalecem diálogo com o governo federal

2023 tem início com agenda intensa de reuniões junto ao MAPA e MDA

Desde sua criação, a ABREFEN tem interagido com as demais entidades do mercado e com órgãos de governos para apresentar as premissas e demandas do setor de Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais. Neste ano, em parceria com o Grupo de Agricultores Sustentáveis (GAAS), tem somado esforços para reivindicar, no âmbito dos poderes executivo e legislativo, a relevância das atividades do setor, os objetivos em comum e as demandas que fazem parte do desafio de tornar o país cada vez mais desenvolvido em práticas agrícolas sustentáveis.

O primeiro passo foi dado em dezembro de 2022, quando as entidades se reuniram na Esplanada dos Ministérios para apresentar ao Governo Federal os princípios do modelo de agricultura sustentável, contemplando demandas ambientais e socioeconômicas relevantes.

Na ocasião, durante a transição de governo, no Grupo de Trabalho de Agricultura, os representantes das entidades apresentaram ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), sugestões para conciliar agricultura e meio ambiente. O encontro foi de suma importância para estreitar os laços entre as entidades e abrir espaço para que a agricultura sustentável entrasse no rol de prioridades dos poderes.

Nesse momento, foram discutidos assuntos como: a ampliação da cadeia nacional de produção de insumos; abundância de matéria-prima por meio da apresentação de estudos sobre a geodiversidade nacional, conduzidos pelo CPRM e EMBRAPA; ganhos em produtividade agrícola; redução de custos; aumento da qualidade e densidade nutricional dos alimentos; preservação da fauna, flora e recursos hídricos, além do potencial de sequestro e fixação do carbono no solo.

Agenda 2023

Logo na primeira semana do ano, novas reuniões foram realizadas com o MAPA, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a diretoria de sustentabilidade do Banco do Brasil visando dar continuidade às apresentações.

Em março, ABREFEN e GAAS estiveram novamente em Brasília para tratar do tema com o Assessor Especial de Assuntos Estratégicos, Carlos Ernesto Augustin, que se comprometeu a criar uma câmara temática para a agricultura sustentável dentro do MAPA, nomeada “Regenera”. A câmara tem por objetivo reunir várias entidades interlocutoras da agricultura brasileira para discutir as necessidades do setor e propor políticas públicas.

Para o vice-presidente da ABREFEN, Welington Dal Bem, os avanços são notáveis na interlocução com os órgãos competentes do governo. “Fomos muito bem recebidos e grande foi o interesse dos Ministérios em entender os propósitos da ABREFEN e do GAAS. Daqui para frente, o foco será a formulação de ações específicas e bem orientadas para o desenvolvimento do nosso setor”, afirmou.

Planejamento para o setor começa a sair do forno

Ainda no primeiro semestre deste ano, as entidades pretendem criar uma agenda conjunta mais focada na proposição de ações. Nesse sentido, atuações importantes começam a ser planejadas. A primeira, em parceria com o MDA, GAAS e ABREFEN, irá ampliar as alternativas sustentáveis dentro da agricultura familiar no estado do Paraná. Também está em discussão uma parceria com a diretoria de sustentabilidade do Banco do Brasil, engajada no fomento da agricultura de baixo carbono e no avanço dos níveis de sustentabilidade, na qual a ABREFEN vem contribuindo com conhecimento técnico e científico.

“Grande tem sido o esforço de demonstrar que os recursos necessários para a ampliação desta agricultura estão disponíveis em território nacional, bem como as soluções para alcançar melhores métricas de sequestro de carbono, nacional e internacionalmente, respeitando as características do solo brasileiro”, frisou Welington.

O vice-presidente salienta ainda que a ampliação de conhecimento em agricultura sustentável, que se faz por meio das parcerias institucionais, é uma forma de somar forças ao crescimento do setor. “Mais frutíferos são os projetos com a participação de empresas de fomento como o Banco do Brasil, EMBRAPA, universidades e entidades representativas dos fornecedores de insumos e dos agricultores, tanto na divulgação do conhecimento, quanto na criação de protocolos importantes. Dessa forma, o reconhecimento do nosso trabalho, até mesmo fora das fronteiras, é mais rápido e viável”.

Para ele, todos os atores do agronegócio brasileiro, públicos e privados, estão interessados em aprender sobre a agricultura sustentável. “Enquanto protagonistas, se conseguirmos deixar claro, a curto e médio prazo, que temos as condições necessárias para realizar uma transformação na agricultura brasileira, sem necessariamente substituir os agroquímicos, mas com a construção de referências em modelos de uso de solo sustentáveis, teremos cumprido um importante papel”, finalizou.


ABREFEN e Metso:Outotec Parceria Renovada!

A Metso:Outotec, amplamente reconhecida por ser pioneira em soluções sustentáveis para a indústria mineral mundialmente, acaba de renovar sua parceria com a ABREFEN para os próximos doze meses.

Desde as primeiras iniciativas da ABREFEN, a Metso:Outotec se estabeleceu como uma parceira institucional de destaque. A empresa tem desempenhado um papel fundamental na promoção e divulgação dos Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais, contribuindo significativamente para o avanço deste importante setor.
Além disso, ter o apoio da Metso:Outotec significa ter ao alcance da associação grande conhecimento técnico acerca de soluções de ponta a ponta na indústria da mineração voltada para a produção de REM e FN.

Para a ABREFEN, é uma honra manter uma parceria duradoura com uma empresa de renome global como a Metso:Outotec. Essa renovação de compromisso reafirma o empenho mútuo na busca por práticas cada vez mais sustentáveis e eficientes na produção e utilização de agrominerais.