Remineralizadoresde Solo promovem ganhos para acultura da soja

Conheça a história do produtor rural Giberto Yuki, formado em Ciências Contábeis, que se encantou com a agricultura e se tornou referência no uso dos remineralizadores.

A transformação do cerrado em um programa de desenvolvimento agrícola foi o que impulsionou a grande mudança na vida do produtor rural Giberto Yuki. Nascido na cidade de Nova Esperança no Paraná e formado em ciências contábeis, seu primeiro contato com a agricultura surgiu em 1988, através do programa de cooperação triangular entre Brasil, Japão e Moçambique chamado PRODECER. O projeto visa a adaptação entre o conhecimento e a tecnologia no desenvolvimento da Fronteira agrícola na região do cerrado.

Após a experiência positiva do irmão com o mercado agrícola, Giberto também aderiu ao programa iniciando assim sua cultura na produção de grãos que foi ganhando força ao longo dos anos, contando com suporte financeiro e assistência técnica para utilização dos melhores insumos ainda no manejo tradicional para manutenção da safra. Foi no ano de 2015, que surgiu o primeiro contato com os remineralizadores de solo (REM), algo novo, mas algo que julgou muito atrativo e, ao observar os resultados positivos em outras lavouras e acompanhar as pesquisas da EMBRAPA, esses insumos passaram a ser indispensáveis em sua produção.

Uso dos remineralizadores de solo

A diferença na qualidade dos grãos produzidos foi notável já a partir do primeiro ano da utilização dos REM. No ano de 2016, o remineralizador já fazia parte de toda a produção de grãos da fazenda Paineiras, e representou uma economia de, aproximadamente, 30% nos três primeiros anos. “Como não tinha disponibilidade de outras fontes para o uso de pó de rocha, continuei com o Micaxisto e comecei a utilizar também o fosfato natural reativo conhecido como termofosfato, que completaria a nutrição das lavouras e manteria uma economia na nutrição em torno de 30% em média na comparação aos fertilizantes tradicionais”, afirma Giberto.

Com uso dos remineralizadores de solo Giberto afirmou que conseguiu ganhos significativos na saúde das lavouras, melhorou a parte biológica do solo, além de ter conseguido uma redução gradual nos custos de produção. De acordo com o produtor “o potencial de redução de custos na nutrição das lavouras é enorme, tenho usado com mais segurança, fazendo uso de vários remineralizadores, dividindo as aplicações anuais, usando também fontes de fósforo à base de fosfato natural, mantendo, atualmente, uma economia em torno de 40% em relação aos fertilizantes tradicionais”.

Produção

Na fazenda do produtor rural Giberto Yuki, a soja é o cultivo que, atualmente, faz maior uso dos reminineralizadores de solo. O que permitiu a utilização desses insumos no manejo foi o acesso aos estudos e pesquisas. “Pesquisar informações sobre o uso do “pó de rocha”, ler as pesquisas de professores como o Eder Martins, da EMBRAPA, é o que eu recomendo a quem está começando no mercado desses insumos naturais. Cada região tem um tipo de solo diferente, o uso do remineralizador deve ser compatível com ele, só assim para garantir que a qualidade chegue mais longe. Com a ajuda dos pesquisadores e suas recomendações é possível encontrar o melhor para cada região”, defende Yuki.