Editorial Ed2 – Um ano de muitas realizações!

Frederico Fernandes G. Bernardez
Presidente

Em novembro, a ABREFEN completou um ano desde a sua fundação. Durante esse período agimos em conjunto para ampliar os horizontes do setor de Remineralizadores de Solo (REM) e Fertilizantes Naturais (FN) e abrir portas, muitas das quais só foram abertas por conta do trabalho coletivo, enquanto Associação.

A história mostra que ações coletivas são capazes de criar novos rumos e a experiência desse primeiro ano da ABREFEN nos fez perceber a força do nosso trabalho em conjunto. Passamos de indivíduos e empresas “isolados” a entidade representativa. Somamos outras vozes consonantes e transformamos a Associação em canal oficial e autoridade de um setor ímpar, dinâmico e que promete crescer muito nos próximos anos, principalmente por sua capacidade de associar desenvolvimento a preservação.

Nesta segunda edição da Novo Solo trazemos um pouco do acervo científico que comprova a entrega de relevante valor agronômico pelos REM e FN para solo e planta. Mostramos também como os benefícios da utilização desses insumos estão sendo percebidos na prática por importantes produtores rurais, que apostaram na mudança para um manejo mais sustentável nos cultivos de café, cereais e soja, e hoje colhem excelentes resultados.
Adiante, ainda nesta edição, aprofundamos no tema da sustentabilidade e trouxemos a importância das práticas ESG e da economia circular.

A recém realizada COP 27 deixou, mais uma vez, escancaradas as “dores do mundo”. Temas como segurança alimentar e mudanças climáticas foram amplamente debatidos. Urge a adoção de práticas sustentáveis realmente eficazes frente ao aquecimento global e à demanda por alimentos com qualidade nutricional. Migrar do modelo tradicional como o mundo faz a agropecuária para formas mais sustentáveis, onde a vida no solo é priorizada, é parte importante da solução dos problemas enfrentados pela humanidade. Neste sentido, os REM e FN podem ser protagonistas nesta transição.

A agricultura regenerativa é impres-cindível para o Brasil e o mundo. Traçamos paralelos entre o crescimento do país e a capacidade de produzir alimentos saudáveis e nutritivos para a população.

Um caminho longo e árduo ainda nos espera e estamos preparados para o que virá, com a convicção de que nossa aposta foi correta e temos muito que conquistar ainda.

Feliz Natal e um excelente
2023 para todos!