Formado em biologia pela antiga Universidade Fafiuv, hoje Unespar, o professor Bernardo Knapik lançou, no início de 2022, o livro “Rochagem – pensamentos, experiências e perspectivas para uma agricultura sustentável” que retrata o resultado dos estudos do autor sobre a utilização de rochas moídas para restauração e nutrição dos solos. O livro, que já foi traduzido para o inglês e francês, está a caminho de Portugal, para que seja adaptado e reproduzido em países africanos e em toda a Europa.
Conhecido por ser um dos pioneiros sobre a técnica de rochagem, o biólogo começou suas pesquisas na década de 1980, quando utilizou do tema para uma monografia científica em sua pós-graduação. Knapik estudou durante dezenove anos com os franciscanos no seminário e acredita que a oportunidade de acesso a bons livros de geologia foi o que o motivou a se aprofundar no assunto, “isso me favoreceu a continuar nesta pesquisa e mais tarde, em 2003, quando participei de uma palestra para o Grupo GAAS, que estava em formação, pude perceber que eles, os mais jovens, estão emplacando, empenhados nessa nova agricultura”.
Diferente dos métodos convencionais, a técnica de Rochagem, tema do livro, evita o intenso uso de insumos industrializados, sendo método alternativo e que não compromete cursos d’água, solos e nem a atmosfera. Para o professor Bernardo, deixar o livro como registro de seus estudos é combater a dependência que o país tem em relação aos insumos industriais e estrangeiros, além de ser uma fonte de conhecimento para os jovens pesquisadores. “O Brasil depende demais dos insumos importados e isso não é sustentável, a técnica de Rochagem pode suprir a carência desses insumos.”
A técnica de rochagem, meio pelo qual se produz os remineralizadores de solo, se tornou um novo modelo de agricultura mais biológico, regenerativo e natural, que ajuda a produzir mais e com qualidade. “Todos nós queremos ser úteis à sociedade. O livro é uma realização e como sempre gostei da ciência, buscando ajudar os agricultores, principalmente o pequeno agricultor, a melhorar e produzir com custos menores e com qualidade, eu realmente me dediquei a esse tema, pois em uma experiência ainda na faculdade pude ver que a rochagem faz a diferença”, enfatiza o autor.
O livro “Rochagem – pensamentos, experiências e perspectivas para uma agricultura sustentável”, foi lançado em janeiro de 2022 pela Editora Vozes.