Evento realizado pela EMBRAPA em parceria com BDMG e VLI, discutiu, dentre outros temas, a evolução e o desenvolvimento do mercado de Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais.
A ABREFEN esteve presente, na última semana, em evento promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) em parceria com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e a VLI, juntamente com produtores mineiros, para discutir o uso de tecnologias sustentáveis na agricultura. A 1° Jornada em Agroinovação, aconteceu nos dias 9 e 10 de agosto em Uberlândia/MG e englobou três grandes regiões agrícolas do estado: Noroeste de Minas, Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro.
A iniciativa teve como objetivo destacar a evolução no uso de novas tecnologias e soluções para a agricultura, incluindo o uso dos Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais. Durante o evento foram apresentados resultados das pesquisas desenvolvidas pela Embrapa, sobre o desempenho agrícola no solo e, também, dados das pesquisas em manejo de pragas e doenças, bioinsumos, bioprodutos e plantas de cobertura, sistemas agroprodutivos de alto desempenho agrícola e ambiental, além dos componentes para crédito agroprodutivo, logística e projetos sustentáveis.
O Presidente da ABREFEN, Frederico Bernardez, considerou de alto nível as clínicas técnicas e palestras que compuseram o evento, com destaque para o programa apresentado pelo BDMG, uma linha de crédito inédita onde os Remineralizadores, Fertilizantes Naturais e Bioinsumos podem ser financiados como investimento ao invés de somente custeio, como é tradicionalmente feito com fertilizantes convencionais. “Esta é uma demanda crescente dos produtores rurais e tema muito caro para a ABREFEN. A linha já está disponível para produtores de Minas Gerais desde que supram os requisitos apontados. Um grande passo e exemplo a ser seguido nos outros estados”, comemorou Bernardez.